Oi, gente,
seguem mais notas sobre a reunião na casa do Lelo. Também incluí algumas questões, para discutirmos em nossos próximos encontros:
Conceito dos sites
Atualmente, o visual é infantil, mas o texto é adulto.
Os professores são parceiros fundamentais para o site e
vice-versa. Mas o foco não é o professor, e sim a criança.
Crianças podem acessar conteúdo produzido por outras
crianças, interagindo, complementando, contribuindo sobre temas de iniciativa
delas.
Uma sugestão é que o site cumpra dois papéis principais:
facilitar o acesso aos produtos (revistas, animações, jogos) e permitir
interatividade (explorando todos os recursos que a internet oferece).
Conteúdo Estático
Há diversos assuntos bem explorados pelo Plenarinho em seus
10 anos. Esse material pode ser reunido em uma “enciclopédia”, organizada em
ordem alfabética.
O Almanaque do Plenarinho resgatará o conteúdo da
enciclopédia, associado ao tema escolhido.
O conteúdo pode ser linkado para outras áreas do Portal da
Câmara, caso o usuário tenha interesse em aprofundar o assunto.
Site de 7 a 10 anos
O conteúdo para o site 11 a 14 está atendido, de certa forma.
O site de 7 a 10 está todo por conceber.
Há como exercer efetivamente a cidadania mesmo sem o
conhecimento do vocabulário político.
A política, os gestos políticos estão no dia-a-dia.
Não é necessário formar os “futuros parlamentares”, mas os
“futuros cidadãos”, que podem participar das decisões políticas sem
necessariamente estarem empossados.
A sociedade não está separada do Estado.
O site de 7 a 10 será focado nos valores básicos da
cidadania.
Questões:
Qual é a proposta pedagógica do Plenarinho?
Para obter maior compreensão: é melhor nivelar pelas menores idades – 7 e
11? Para obter maior atratividade: é melhor nivelar pelas maiores idades – 10 e 14? Ou é melhor trabalhar as médias: 9 e 12?
Quais serão os valores-guia do site da faixa 1 (7 a 10)?
A enciclopédia será comum aos sites das duas faixas etárias?
Qual o nome para diferenciar os dois sites? Plenarinho 1 e
Plenarinho 2? Plenarinho e Plenarinho Jovem?
Quais serão os indicadores de desempenho para avaliar se o
site está cumprindo sua missão?
- Acessos (quantos?);
- Tempo no site (quanto?);
- Número de visitantes frequentes (qual porcentagem?);
- Número de interações (comentários, participações, inscrições, e-mails e cartas enviadas – quantos?)
Personagens
A Turma do Plenarinho não tem personalidade bem
desenvolvida. Nos perfis, há preferências que não são de crianças, por exemplo
o fato de a Xereta ler a Gramática do Celso Cunha.
A personalidade ainda não delineada pode ser um fator
positivo, porque há como atribuí-la aos personagens atuais sem rupturas.
A turma tem comportamentos de adulto, e não de criança.
Enquanto personagens da indústria do entretenimento que
fazem sucesso (como Bob Esponja, Minions, Turma da Mônica e outros) têm por
objetivo a diversão, o Plenarinho foca a educação.
Mesmo a Turma da Mônica pode ficar enfadonha quando o apelo
é educativo (por exemplo, nas edições Saiba Mais).
O Plenarinho é mantido pela Instituição Câmara dos
Deputados. Há controle sobre o que é publicado.
Sugeriu-se que as aventuras dos personagens aconteçam em
outro planeta, dando margem à fantasia ilimitada, sem se submeter à “lógica
terrestre”.
Questões:
Os personagens serão mantidos ou não?
Qualquer que seja a decisão de se manter ou não: quais as
personalidades necessárias para que o Plenarinho tenha êxito em seu papel?
Uma vez definidas as personalidades, como isso se reflete na
construção dos desenhos dos personagens: traço, composição corporal,
indumentária, postura?
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