Uma dissertação de mestrado (Uma abordagem semiótica para o design de portais infantis com a participação da criança - Amanda Meincke Melo), mostra como é possível e importante trazer as crianças para o design de sites infantis.
O fato de um adulto achar interessante um site dedicado às crianças não é garantia de seu sucesso no público infantil. Por isso é importante testá-lo com crianças. E mais ainda: trazer a criança para o processo de design.
O texto traz uma ideia bem interessante, que é a de “Design Participativo”.
A autora propõe uma equipe composta de crianças de diversas idades, educadores, cientistas da computação e artistas. Alguns pontos:
- não adianta perguntar, principalmente às crianças muito pequenas, porque elas não conseguem verbalizar. É necessário OBSERVAR.
- grupos criam protótipos usando papel, lápis de cor, cola, giz de cera, etc. Geralmente, vários protótipos são feitos antes que o rumo do design seja definido.
NA PRÁTICA
- Realizaram uma experiência para construir o site Caleidoscópio Júnior (não achei na web), contando com 10 crianças de 6 a 10 anos. Quatro sessões de duas horas cada. As crianças tinham níveis socioculturais diferentes e também de acesso à internet.
- as atividades foram planejadas por uma equipe multidisciplinar com algumas questões:
* como é feita a interação das crianças em sites voltados para o público infantil?
* o que as crianças esperam encontrar na net num espaço voltado para elas?
* que atividades elas gostam de realizar nesse espaço?
* como elas distribuem os signos de interface e organizam o conteúdo?
- foi utilizado um programa de bate-papo para crianças para que elas pudessem ir fazendo suas observações às demais, e serem respondidas.
- realizar navegação livre por sites infantis
A seguir, um exemplo do site desenhado por uma criança
O que as crianças gostam/rejeitam na net?
Gostam:
- interação
- personagens
- jogos
- comunicar-se com outras crianças
- publicação de links para outros sites
- da opção SAIR
- menu lateral esquerdo (será que eles gostam mesmo ou estão acostumados?)
Rejeitam:
- muita leitura
- defeitos nos sites (elas não têm paciência)
- necessidade de download de plug-ins etc
As crianças mostraram que gostam de colocar seus dados de usuário no início, e que ela continue aparecendo, com registro de navegação de portal. Quer, inclusive, que possa fazer anotações durante a navegação, e que elas estejam sempre disponíveis.
É importante dar informação sobre a estrutura do site e manter o usuário informado de “onde ele está” (mapa do site).
Avaliação
- um ano depois, fizeram a avaliação do site, sendo convidadas as crianças que participaram do design. Foi feito um redesenho do site.
Oi, Dri,
ResponderExcluirconforme postei hoje, acho interessantíssima a ideia de ensinar democracia permitindo que as crianças a experimentem no próprio site - até mesmo na construção da nova versão. E vou além: não só contribuindo na estruturação, nos mockups, mas tendo elementos gráficos feitos por elas - letras, fundos, personagens...
Beijos!