Transparência Hacker
Segundo a Ética Hacker, a informação é livre. O
compartilhamento é essencial: a informação não precisa estar “pronta” para ser
publicada. Erros podem ser mostrados, para que outras pessoas contribuam.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_hacker
Governo Aberto e Participação Popular
Não é uma questão apenas de dispor informações em sites e monitorar
as redes para saber o que as pessoas estão pensando. Deve-se focar primeiro em
comunicação e, em seguida, viabilizar o uso desse conteúdo no processo decisório.
Ideias para Plenarinho
Conceito
Produtor e catalisador (da produção das crianças e
professores) de conteúdo que influencie e transforme.
Muita pesquisa foi feita em sites de entretenimento. Sites
educativos também podem também ser avaliados.
Enciclopédia
Algumas referências:
Dicionário infantil – as crianças dão a sua interpretação
dos verbetes:
Site “Como tudo funciona”:
Seção específica para crianças:
Novo Plenarinho
Enquetes, construção coletiva, sem medo da experimentação e
do erro. Pensar em versões 1.0, 2.0, ...
Fazer democracia na construção do site
Dos valores, partir para as competências necessárias para
ser cidadão:
- Conhecimento – da memória histórica às inovações
- Senso crítico
- Cooperação – participação solidária
- Iniciativa, criatividade
- Responsabilidade, compromisso
- Liberdade, autonomia
Algumas referências teóricas:
“Os pilares da educação, segundo a UNESCO: Na Conferência
Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990,
foram definidos quatro pilares da educação, que deveriam ser a meta para o desenvolvimento
educacional em todos os países signatários de seus documentos. Esses pilares são:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a viver com os outros;
- Aprender a ser.”
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